O que é Biometria?


Biometria [bio (vida) + metria (medida)] é o estudo estatístico das características físicas ou comportamentais dos seres vivos. Hoje a biometria é usada na identificação criminal, controle de acesso, etc. A premissa: cada indivíduo é único e possui caracteristicas físicas distintas.

Biometria, do ponto de vista da tecnologia da informação, é a técnica utilizada para medir e se obter determinadas informações físicas sobre um indivíduo e, com base nessas informações, gerar uma identificação única para o mesmo, de forma a tornar mais seguro e eficiente o seu processo de autenticação em sistemas computadorizados.

Tipos de identificação biométrica:

Veias

Impressão digital

Reconhecimento da face

Identificação pela íris

Reconhecimento pela retina

Reconhecimento de voz

Geometria da mão



Características físicas como as digitais, a íris, a retina, a voz, a formação da face, a geometria da mão e o DNA são únicas de cada pessoa. Portanto, essas são as características mais conhecidas e usadas na biometria, sabendo-se que existem outras.

A identificação biométrica é feita em duas etapas: primeiro o indivíduo é registrado no sistema, permitindo a captura de suas características biométricas, as quais são convertidas em um valor matemático. A segunda etapa é a autenticação, onde o usuário apresenta suas características biométricas que são comparadas com o valor matemático previamente armazenado, sendo validadas ou não.

Como é difícil um indivíduo apresentar sempre as mesmas características físicas, o sistema é programado de forma a ter uma determinada tolerância na hora da comparação entre as informações armazenadas e as informações que estão sendo capturadas no momento da autenticação, minimizando possíveis erros de processamento.


Fonte: http://www.hojetecnologia.com.br/