As vantagens do ponto biométrico


O ser humano sempre usou a tecnologia a seu favor, incluindo em métodos de segurança e monitoramento de residências e empresas, como o controle de acesso através da biometria. E como este é um assunto bastante pesquisado para as pessoas obterem maior conhecimento e informações para saber se vale a pena investir, a gente expõe pra você diferentes formas de se usar a biometria no controle de acesso.
 
Neste artigo, vamos falar sobre o ponto biométrico.
 
Ponto biométrico é uma versão inovadora dos antigos relógios de ponto utilizado geralmente em empresas com mais de 10 funcionários. A inovação se deu pela inserção do processo biométrico na forma de autorização do controle de acesso em empresas de grande ou pequeno porte, como também residências para uma maior segurança, escritórios e lojas.
 
Como funciona um ponto biométrico
 
As funções de relógio de ponto ainda permanecem, a fim de contabilizar leis trabalhistas com fidelidade de horário dos funcionários através da identificação por meio biométrico, a qual pode ser com o uso da impressão digital do dedo, de uma mão, íris ou voz. O método mais comum e acessível é o pela impressão digital, o que já bastante útil e eficaz em empresas ou residências.
 
Assim que instalado, devem ser feitos registros das digitais das pessoas que terão acesso de ali em diante. Esse registro cadastra o nome da pessoa, de modo que toda vez que ela apresentar sua identificação pela digital seu nome seja marcado e assinalado eletronicamente de modo que “bata ponto”.
 
 
Um ponto biométrico tem um limite de registros, portanto empresas muito grandes com muitos funcionários, e mesmo que deseje optar por usar um ponto biométrico com registros abaixo do que necessita, podem optar por comprar um aparelho que venha com acesso de cartão magnético, além do acesso com a impressão digital. Mesmo sendo mais caros, existem aparelhos modernos que permitem cadastro de mais de 2.000 digitais.
 
Benefícios do ponto biométrico
 
Como é um controle biométrico, as chances de burlas e fraudes é praticamente de 0%, já que conta com uma característica física que é exclusiva de cada pessoa, sendo então classificado como um método extremamente confiável.
 
A relação custo benefício é clara, pois é um eficaz método de segurança que se vale a pena investir e também de tranquila operação. Seu preço é tão justo atualmente que um ponto biométrico se tornou um meio acessível às pessoas comuns, o que antes era apenas demandado e indicado para empresas. Podem ser utilizados em portas, catracas e cancelas.
 
É um aparelho de fácil uso e instalação, sem necessidade de conexão com computadores, devendo localizar-se na entrada dos locais para controle de acesso. Ao controlar as marcações de ponto, é feita um arquivo textual configurado pelo usuário para algum software que permita depois coletar tais informações, podendo imprimir ou pegar no próprio aparelho através de uma entrada USB utilizando Pen Drive.
 
Atualmente as empresas são obrigatórias a terem total controle sobre suas leis trabalhistas, portanto virou regra a utilização dos relógios de ponto eletrônicos, o que só oferece vantagem, rapidez, praticidade e confiança para a organização que adquire.